2

Petrobras diz que voltará a fazer processo seletivo para contratações

Por André Ramalho e Rodrigo Polito | Valor

RIO  -  (Atualizada às 17h22) O diretor de assuntos corporativos da Petrobras, Hugo Repsold Junior, disse na tarde desta sexta-feira que a companhia pretende voltar a fazer novos processos seletivos para contratação de funcionários.“[Com os programas de incentivo ao desligamento voluntário adotados nos últimos anos] a empresa volta ao regime normal. Vamos voltar a contratar pessoas", afirmou. 

"Estamos também com um processo de mobilidade interna para alocar nossa força de trabalho”, complementou o executivo, durante teleconferência com analistas para comentar desempenho referente ao segundo trimestre da , anunciado ontem.

A Petrobras fechou o segundo trimestre com 63.152 mil funcionários, o que significa uma redução de 18% (ou 13,4 mil empregados) em relação ao quadro pessoal que a companhia mantinha em igual período do ano passado. Na comparação com o primeiro trimestre, o corte foi de 3%.

Segundo Repsold Junior, a implementação da cultura de cortes de custos vem mostrando novas oportunidades de redução das despesas da estatal, em áreas como suprimentos de bens e serviços. “As licitações já vêm mostrando que vamos conseguir reduzir custos, nos estoques temos conseguido ganhos acima do planejado. Estamos longe de dizer que [o programa de redução de custos] estagnou. É é uma evolução contínua”, afirmou.