Quem eu sou - Tathiane Piscitelli

Sou professora de direito tributário e finanças públicas da Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas e a carreira acadêmica sempre esteve em minhas pretensões. Tanto é que, muita nova, recém-formada da graduação em direito na Faculdade de Direito da USP ingressei no mestrado na mesma instituição. Naquele momento, assumi uma linha de investigação que me acompanha até hoje: o estudo do comportamento dos tribunais superiores em matéria tributária e financeira — objeto que possibilita uma intersecção profícua entre teoria e prática. Em seguida, parti para o doutorado ainda na Faculdade de Direito da USP. Nesse meio-tempo, morei duas vezes no exterior, uma em Edimburgo, na Escócia, outra em Freiburg, na Alemanha. 

Durante todo esse tempo, dediquei-me intensamente à sala de aula e à pesquisa, sempre com viés aplicado. Como resultado, tenho publicado capítulos de livros, artigos em periódicos e obras sobre direito tributário e financeiro. Em paralelo, fui advogada e depois consultora do Pinheiro Neto Advogados.

Na universidade encontro um ambiente fértil para a pesquisa de ponta da maneira como eu a concebo: investigações aplicadas em diálogo permanente com o mercado e a administração pública, nos temas de vanguarda que exigem posicionamento pioneiro da academia. Na Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas, coordeno, em conjunto com a professora Juliana Furtado Costa de Araujo, o Núcleo de Direito Tributário do Mestrado Profissional e sou responsável por dois grandes projetos de pesquisa: “Tributação de Novas Tecnologias” e “Métodos Alternativos de Solução de Controvérsias em matéria tributária”. 

Neste espaço, trarei reflexões espelhadas nesses projetos e nos temas candentes do direito tributário e das finanças públicas.